sábado, 15 de maio de 2010

Alguém ainda sabe o que é amor?

Foi-se o tempo em que as pessoas tinha vergonha de expressar seus sentimentos através de frases como "eu te amo". Hoje o que não falta são frases como esta em quase todos os locais. No orkut recadinhos do eu te amo envie para sei lá quantos, nos e-mails ou mesmo "em carne e osso".
Mas o que ocorre? Não é isso uma grande evolução dos tempos de "sombras sociais" para os lindos dias de hoje onde temos coragem de dizer que amamos a centenas de amigos com um e-mail automático ou mesmo um depoimento meloso? A Internet está infestada de mensagens bonitinhas e imagenzinhas fofas todas estas baseadas num tal sentimento chamado amor.
Ao tempo em que milhões de mensagens e imagens do gênero circulam na "grande teia" o sentimento egoísta e anti-social predomina em maior escala que a alcançada pelas "fofuras". É extremamente comum ver frases do tipo: "Sou bom, mas não mexe comigo", "Não toco, humilho", "Não preciso de você" ou "Sou boa e sei disso, não sou igual a você". De onde vem essas frases que contradizem aquelas: "Ame seu semelhante", "Sou humano e você também, portanto, somos iguais"? Do mesmo organismo vivo que descobre a energia para suprir necessidades de uma nação pacificamente e com esta acaba com a vida de milhares ou milhões em segundos.
Afinal onde está esse tal de amor? Talvez num grande caixão amarrado com correntes no fundo do oceano?
Acontece que como humanos somos todos tendenciosos a exercer ações ou mesmo relações de benefício exclusivamente próprio. Se ajudo um colega na escola espero que ele me retribua. Muitas vezes já fazemos algo pensando no futuro: "Ah vou ajudar ele hoje a descarregar este caminhão de batatas porque semana que vem tem prova e ele vai me passar cola".
A troca de favores entre os humanos e muito benéfica e necessária, não há problema algum nisso. Apenas há problema na omissão de ação que não vá beneficiar a sí próprio.
Somos egoítas quase sempre, ou mesmo em tempo integral. Amar alguém que te ama é fácil, muito bom e na verdade uma forma de retribuição. Amar alguém que te odeia aí sim é que é amor incondicional.
Somos todos irmãos, está na hora de parar com filosofias medíocres como a filosofia do "não fui com a tua cara", "Se você não gosta de forró não gosto de você"... Não custa nada resgatar este sentimento tão bonito e necessário.
Está na hora se ser como os animais...
Da próxima vez que enviar uma mensagem ou mesmo falar eu te amo, lembre-se de amar realmente o destinatário.

[DMG 7]

Nenhum comentário:

Postar um comentário