domingo, 16 de maio de 2010

Superproteção

Todos nós queremos que as pessoas que gostamos estejam sempre protegidas.
De uns tempos para cá, a proteção exagerada dos pais para com os filhos aumenta geometricamente. Sempre houveram pais que protegiam os filhos em demasia, mas nos dias de hoje isso se deve à falta de tempo. Os pais atarefados neste mundo capitalista tendem a achar que seus filhos devem estar sempre isolados debaixo de suas asas ou sempre ocupados com atividades exaustivas. Mesmo pais que possuem tempo disponível para os filhos, às vezes gastam boa parte dele com proibições desnecessárias e por vezes muito prejudiciais.
As criancas precisam entrar em contato com o mundo, conhecer os seus problemas e aprender lições que são pessoais e intranferíveis. Claro que de modo adequado.
Existem pais que protegem em demasia e findam por frustar os planos dos pequenos tornando-os mais tarde pessoas frágeis e medrosas. Afinal não foram "treinados" corretamente, apenas proibidos de desenvolverem-se como deviam.
No outro extremo estão os pais que procuram fazer dos filhos o que não foram. Empurram o menino em todo tipo de curso, aulas disso ou daquilo. Por fim "digerem" a infância dos garotos achando que eles já sabem lidar com tudo e todo o tipo de situação.
Pesquisas realizadas com milhares de pais e mães mostraram um menor nível de felicidade nos que tinham um comportamento superprotetor. A energia e o tempo gastos por causa das preocupações os tiravam de outras atividades prazerosas e causavam um nível mais alto de estresse, além de prejudicar aos filhos.
Outro estudo feito com filhos de pais superprotetores revelou que os estes se tornaram pessoas mais inseguras, infelizes e preocupadas.
O meio termo sempre foi bem vindo em casos como este.
Salvemos as crianças deste país.

[DMG 7]

Nenhum comentário:

Postar um comentário